terça-feira, 16 de junho de 2009

RESUMO DO GUIA GERAL






RESUMO DO GUIA GERAL
Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem escolar.Unidade 1 – O Gestar II como programa de formação Continuada em Serviço.É um programa de formação continuada semipresencial, orientada para a formaçãode professores de Matemática e língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.A modalidade do programa é de formação semipresencial fundamentada pele teoria e pelos pressupostos da educação a distância, que oferece estratégias de estudo individual, visando a autonomia do estudante. Esta formação, apoiada por cadernos teóricos- práticos para o estudo autônomo, inclui encontros presenciais para a realização de atividades como: troca de experiências e reflexão individual e em grupos, esclarecimentos de dùvidas e questionamentos , planejamento e elaboração de situações didáticas, análise crítica das atividades práticas em sala de aula.O programa garante a formação continuada em serviço para professores e formadores a ser desenvolvida ao longo de um ano, sendo 96h presenciais para formadores e 204 horas não- presenciais. Devendo ter no mínimo 75% de freqüência, entregar os portfólio e as atividades indicadas. O formador receberá sua certificação pela UNB.O professor cursista estadual/ municipal ficará sob responsabilidade do professor formador, tendo 300 horas de curso: 120 presencial e 180 à distância. A certificação será feita pela secretaria estadual/ Municipal.Os materiais de ensino-aprendizagem são:6 cadernos de Teoria e Prática – T P1 Guia Geral1 caderno do FormadorEstratégias para implementação e avaliação;Oficinas Coletivas;Plantão pedagógico;Realização das atividades;Relatórios quinzenais;Atividades em sala de aula.Unidade 2 - A Proposta Pedagógica do Gestar IIO trabalho do Gestar II se baseia na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem, onde alunos e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula por meio de uma relação apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador, entre os alunos e o conhecimento sócia e historicamente construído.Currículo do Gestar II – Língua PortuguesaObjetivo Geral: Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de ano finais um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.Nos cadernos de Teoria e Prática , busca-se evidenciar que, no trabalho com a linguagem, se privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico.Os Cadernos de Teoria e Prática:TP1- Linguagem e CulturaTP2- Análise Lingüística e Análise LiteráriaTP3 – Gêneros e Tipos TextuaisTP4 – Leitura e Processos de Escrita ITP5 - Estilo, Coerência e CoesãoTP6 – Leitura e Processos da Escrita IIUnidade 3 - A Implementação do Gestar IIOrganização dos Cadernos de Teoria e Prática1- Título da Unidade2- Iniciando nossa conversa3- Definindo nosso Ponto de Chegada: objetivos4- SeçõesAtividadesIndo à sala de aulaAvançando na práticaImportanteRecordandoResumindoBibliografiaLeituras SugeridasAmpliando nossas ReferênciasCorreção das AtividadesSistema de Avaliação do Professor CursistaDireitos e deveres;Freqüência de 75%Lição de casa ou socializando o conhecimento ( portfólio)ProjetoAtribuições e Responsabilidades do Formador para com o CursistaPlanejar os encontros presenciais e os planos de aulas;Participar de apresentação e divulgação do Gestar;Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor.Executar as sessões presenciais;Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola;Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção;Avaliar o desenvolvimento do professor cursista, analisando indicadores de desempenho registrando o seu progresso;Manter o coordenador do programa atualizado, apresentando relatórios e resultados das avaliações.Unidade 4- O Gestar II, as expectativas de mudança e a Especificidade do Programa emem cada escola.O Programa conta com a construção coletiva dos professores, coordenada pelos formadores. Eles devem reservar horas para estudo individual, participar das sessões presenciais e se comprometer com o grupo de colegas, levando as suas parcelas de vivência para serem trabalhadas com as dos outros.A dupla professor – aluno serão foco do Gestar II, a escola terá que voltar todas as suas ações para o aprimoramento desta relação, do ponto de vista afetivo e pedagógico, visando o desenvolvimento global dos alunos.Unidade 5 - Procedimentos para a utilização dos cadernos de Atividades de Apoio àAprendizagem do aluno.AAA – Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem do Aluno.Objetivos:Subsidiar as aulas com atividades individualizadas dos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem.Promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo.

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